Viver Reconciliado

Posted By: admin on Mar 07, 2012 in Formação
reconciliacao

Gostaria de lhes dirigir uma palavra hoje sobre a reconciliação.

Primeiramente, quero dizer que na nossa vida ser perdoado e dar perdão é antes de tudo uma questão de decisão e determinação. Quando tomamos tal decisão de perdoar alguém mesmo com criticas das pessoas e incompreensão de outras, Deus auxilia-nos com a sua Graça. É impressionante! Somos envolvidos por algo sobrenatural que nos fortalece no que ainda somos fracos, e dá suporte para na serenidade dar o passo que precisamos.

Deus deseja que vivamos em comunhão com os nossos irmãos de caminhada, na família, no

trabalho e em todos os ambientes que vivemos. Ele fez-nos para o amor!

Quem não ama não se realiza como pessoa!! E pior ainda, não realiza o projecto de Deus!

Quando Pedro pergunta para Jesus quantas vezes deveria perdoar o irmão, Jesus responde tantas as vezes que forem necessárias. Isto diz para nós que a reconciliação é possível porque Deus não pede nada além do que consigo realizar. Ele é justo!

Portanto, na nossa vida vamos lutar para que, mesmo às vezes com dificuldade, permitir que o Espírito Santo transforme a nossa mentalidade tão contaminada pelo mundo violento e cheio de ódio e desamor.

Reconciliar significa amar acima da lógica, sem motivo, sem merecimento. É um dar-se na humildade para ganhar o irmão para o céu.

Viver a reconciliação neste tempo da Quaresma é fazer o sacrifício de oferta a Deus daquilo que muitas vezes me custa muito mas que é redentor, que é a via de santificação para minha caminhada rumo à ressurreição.

Jesus ensina-nos no alto da cruz que o maior motivo para perdoar é o amor que justifica até o injustificável, que tudo suporta, que tudo crê, que tudo espera.

Amor assim tão grande nada pode apagar esta chama que queima em tantos corações e grita em tantos lábios desejosos de encontrar acolhimento, e alguém que receba esta oferta.

Deixe que Deus o visite agora neste momento e colha Dele a direção para a sua vida. Seja dócil na escuta da vóz do Senhor que lhe diz para perdoar. Esta é a vontade de Deus a nossa santificação!

Que o Espírito Santo o encha com a força do perdão e o faça uma pessoa promotora da concórdia e da paz; onde passar deixe a marca do céu nos ambientes e na vida dos irmãos.

Assim, viverá mais feliz e terá a certeza que este é o verdadeiro caminho de quem realmente se preparou não só para viver a quaresma mas toda a vida centrada em Deus.

Deus o abençoe! Parabéns pela sua decisão! Vá em frente…o Senhor caminha consigo .

Padre Marcos Roberto

Responsável da Comunidade canção Nova em Portugal

leave a comment