Uma Nova Estação

Posted By: admin on Abr 14, 2011 in Formação
primavera11

A vida segue seu o curso; silenciosa ou agitada, ela não pára. A chegada de mais uma estação do ano faz-nos perceber que algo novo acontece também dentro de nós e exige-nos uma postura nova frente aos acontecimentos. O interessante é que nem todos experimentam a mesma estação ao mesmo tempo, pois, enquanto no Hemisfério Norte é hora de darmos adeus ao verão e abrirmos as portas ao outono, deixando cair as folhas da paisagem já cansada; o Hemisfério Sul saúda a estação das flores com manhãs claras, dias mais longos e uma nova vida que ressurge cheia de cores e perfume. É primavera!

Estes dias, recebi, por e-mail, uma explicação sobre as Estações do Ano. Aliás, é uma questão sobre a qual, noutras épocas, eu procurava respostas, mas, com a chegada das novas prioridades da vida, fui deixando-a adormecer no silêncio do tempo. Porém, ao ler o e-mail, não só obtive a resposta para o questionamento de infância, como também compreendi, ainda mais, a perfeição e beleza com a qual Deus nos presenteia em cada época do ano e, assim, em cada estação da vida.

A Pergunta que eu sempre fazia era: “Porque acontecem as estações do ano?”. O texto que recebi explicava: Naturalmente, diríamos que é devido ao movimento de translação que a Terra executa à volta do Sol. É isso sim, mas não só… pois, se a Terra não se inclinasse no seu eixo, não existiriam as estações e cada dia teria 12 horas de luz e 12 horas de escuridão.

É exactamente esta inclinação do planeta que faz a diferença, pois, quando o Pólo Norte se inclina em direcção ao Sol, o hemisfério Norte aquece-se ao calor do verão. Isso quer dizer, então, que, quando num dos hemisférios é verão, no outro é inevitavelmente inverno. Se no Hemisfério Norte começa o outono, no Hemisfério Sul entra a primavera.

Como é lindo contemplar a harmonia da natureza, a perfeição com a qual Deus criou todas as coisas, admirar o nascer do Sol e perceber que temos uma nova oportunidade para recomeçar! Quando o dia se vai e a noite começa, a natureza devolve a calma e chama-nos ao descanso… Assim segue a vida enquanto o universo, silenciosamente vai revelando, nos detalhes, a criatividade do seu autor.

É natural, quando ao admirarmos uma obra de arte, interessar-mo-nos por conhecer o seu artista. Eu, particularmente, gosto de saber o que o inspirou a expressar-se assim. Com a natureza não é diferente. Contemplar a sua beleza deve levar-nos ao conhecimento do seu autor e a descobrir a sua fonte de inspiração… É este o convite que lhe faço hoje, seja qual for a estação do ano em que você se encontra, esteja no Hemisfério Sul ou Norte, com dias mais longos e claros ou mais escuros e curtos. Se à sua volta há flores a desabrochar ou folhas a cair, não seja indiferente à beleza que se expressa de forma silenciosa… Fique atento, pois tudo foi feito para nós e a inspiração do artista é o amor exclusivo que Ele nos dedica. Ter consciência desta verdade faz a diferença no nosso jeito de crer.

A fé garante-nos que nada acontece por acaso na nossa vida, e a ciência ensina-nos que as estações do ano também não. Portanto, é hora de acolher a nova estação de coração aberto e permitir que, com ela, venham também as novidades de Deus para a nossa vida.

Se você, como eu, está a receber o outono, não tenha medo de deixar cair as folhas do que passou… A beleza de cada instante esconde-se também na sua brevidade. Ela não foi feita para ser prisioneira nem mesmo do tempo. Quando deixamos o outono levar as folhas que já amarelaram, damos lugar aos brotos que virão depois. É preciso ser livre para deixar passar o que passa. O tempo tem o direito de levar o que é dele.

Por outro lado, se é a estação das flores que lhe saúda, não tenha medo de desabrochar… O canto dos pássaros, o brilho de cada manhã e a diversidade de cores e aromas, que se espalham por todo o lado, anunciam que o tempo da alegria chegou. Celebre a vida e deixe brotar a beleza que se esconde, silenciosa, na sua alma talvez penalizada pelo inverno já superado. Abra as janelas do seu interior e venha para fora. A vida oferece-lhe uma nova oportunidade… Esta a chegar uma nova estação. Seja Feliz!

Dijanira Silva

Missionária da Canção Nova

leave a comment