“Quem tem Maria tem o Espírito Santo”

Posted By: admin on Mai 09, 2012 in Formação
Fatima-peregrina

Bendito é também o fruto do teu ventre! Como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor“. Isabel foi inspirada a proclamar estas palavras. O Espírito Santo inspirou-a, revelando-lhe tudo numa palavra profética. E a partir de então tudo mudou na vida dela. João Baptista ficou cheio do Espírito Santo, como tinha sido anunciado pelo anjo. Tudo mudou naquela casa. É isso, justamente, que Deus revela: Maria quer visitar-lo, como visitou Isabel. Quer visitar a sua casa, como visitou a casa de Zacarias e Isabel. Para mudar tudo!

Ela pode fazer isto, porque nunca vem só: Ela traz Jesus. Maria que deu à luz Jesus é sempre a portadora de Jesus; nunca vem sozinha. Não vem e não faz a obra por si mesma. Quem opera é Jesus, através dela.

Ela quer visita-lo para mudar a sua vida. Não sei qual é a sua situação. Talvez esteja numa situação semelhante à de Isabel: temeroso, angustiado, depressivo, cheio de problemas, de lamúrias… Pode ser que esteja com ressentimentos, mágoas, até mesmo com Deus, por causa dos problemas que lhe aconteceram. Vivendo, quem sabe, no pecado… Em algum vício ou com uma sexualidade toda desregrada.

Maria quer visitá-lo como visitou Isabel, para mudar tudo. Como se fará isso? Trazendo Jesus! Trazendo Jesus, Aquele que é cheio do Espírito Santo, para que também se torne uma pessoa cheia do Espírito Santo. Como aconteceu com Isabel ao ouvir a saudação de Maria. Ela quer fazer isto porque sabe que precisamos do Espírito Santo.

Sei que já recebeu o Espírito Santo no baptismo e no Crisma. Os Diáconos, além de tê-Lo recebido no Crisma, também O receberam na sua ordenação. Nós, padres, além de O termos recebido no Baptismo, no Crisma e no Diaconato, recebemos o Espírito Santo quando recebemos a Ordenação Sacerdotal. Os Bispos, além de receberem o Espírito Santo em todas estas ocasiões, receberam-no na sua Ordenação Episcopal.

Os próprios factos mostram que podemos receber diferentes efusões do Espírito Santo: pelos sacramentos e também fora deles. Deus quer derramar diferentes efusões do Espírito Santo sobre si para transformar a sua vida, como aconteceu com Isabel. Cheia de medo, escondida por cinco meses – à chegada da Virgem Maria – fica cheia do Espírito Santo e tudo se transforma na sua vida.

Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova

 

leave a comment