Pureza no Olhar

Posted By: admin on Mar 25, 2013 in Formação
Teu olhar

Começo desta vez com uma passagem bíblica:

Por que reparas tu no cisco que está na vista do teu semelhante, e não vês a trave que está nos teus próprios olhos?

Como te atreves a dizer-lhe: “Deixa-me cá tirar-te isso da vista”, quando tens uma trave nos teus olhos?

Fingido! Tira primeiro a trave dos teus olhos e depois já vês melhor para tirares o cisco da vista do teu semelhante.” MT 7, 3-5

Quantas vezes não fazemos exatamente o que nos diz a primeira parte da passagem? Julgamos o irmão porque não o vemos rezar nem fazer boas ações e nem reparamos que nós rezamos com vontade de bater o recorde do outro ou de estar mais perto de Deus do que o outro, esquecemo-nos do que Jesus nos mandou fazer, “amai-vos uns aos outros”, será que Ele queria dizer para andarmos a competir para ver quem reza mais e assim seria amor mútuo? Claro que não, muito pelo contrário Ele mesmo nos ensina a estarmos juntos em oração ao nos dizer “ onde estiverem reunidos dois ou três em Meu nome, aí eu estarei” mas não nos quer a olhar de lado para quem está a rezar connosco, o mesmo se aplica em tudo na vida num mundo cada vez mais competitivo esquecemo-nos do amor pelo próximo e apenas queremos a cultura do “eu” mesmo espiritual.

Façamos como nos diz a segunda parte da passagem, tiremos as traves e barreiras dos olhos e do coração para podermos amar incondicionalmente tal como Jesus fez por nós, quebremos o orgulho, vontades, ultrapassemos essa barreira que dos olhos passa para a nossa vida e nos dificulta o caminho da santidade. Imploremos a Deus por misericórdia para os nossos pensamentos e atos de perfeito ódio ou falta de amor para com o próximo e esperemos pelo perdão do nosso irmão que não é mais nem menos que nós perante Deus. Não fiquemos também na omissão quando vemos o irmão errar vezes sem conta, devemos ter sempre consciência que o irmão é fraco como nós e assim pode falhar quando menos esperamos, cabe-nos a nós estar de braços abertos para o receber e o perdoar em nome do mesmo Deus que nos perdoa vezes sem conta.

Filipe Barbosa

Colaborador da Comunidade Canção Nova de Portugal

Discussion - 2 Comments

  • IOLANDA Abr 05, 2013 

    Deus sabe que o verdadeiro cisco, está no olho de quem não quer ver.
    Porque Deus é amor e pode tirar esse cisco, para amar-se e amar ao próximo.

  • IOLANDA Abr 05, 2013 

    Deus é misericordioso e irá nos ajudar.
    A ver a falar ouvir e discernir educar e perdoar no nosso dia a dia.

leave a comment