PROJETO “RIR É O MELHOR REMÉDIO?” AÇÕES QUE VALEM SORRISOS!

Posted By: admin on Dez 23, 2013 in Formação
IMG_GALERIA_2

image17

A Operação Nariz Vermelho – Associação de Apoio à Criança (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, oficialmente constituída no dia 4 de Junho de 2002, que tem como missão levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica.

Os nossos principais objetivos são:

– Melhorar a qualidade de vida das crianças durante a sua permanência no hospital;

– Estimular o lado saudável dada criança doente, transmitindo confiança, otimismo e auto-estima;

– Demonstrar que o humor, o sonho e a fantasia podem continuar a fazer parte da vida da criança internada;

– Contribuir para a desdramatização do ambiente hospitalar para a criança e para a sua família;

– Proporcionar aos familiares e profissionais de saúde momentos de descontração, melhorando as relações.

Os nossos Doutores Palhaços são artistas com formação especializada no meio hospitalar e que trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação, garantindo visitas semanais, durante 42 semanas por ano, aos 12 hospitais abrangidos pelo programa. Ao longo dos 10 anos de atividade os Doutores Palhaços da ONV conseguiram tocar o coração de mais de 290 mil crianças hospitalizadas. No início éramos 3 Doutores Palhaços, em 3 hospitais de Lisboa e hoje somos 22 Doutores Palhaços e visitamos 12 hospitais em 7 cidades do país: Lisboa, Cascais, Amadora, Almada, Porto, Coimbra e Braga.

A ONV tem dedicado, desde sempre, especial atenção à qualidade e seriedade do trabalho artístico desenvolvido pelos Doutores Palhaços, apostando fortemente na formação, observação e avaliação, e mais recentemente na investigação sobre a função do palhaço na sociedade e a sua potência como agente promotor de saúde.

Surge assim o projeto “Rir é o melhor remédio?” que se encontra cotado na Bolsa de Valores Sociais (BVS) e que permitiu à ONV abrir, em 2010, o programa de visitas regulares dos Doutores Palhaços no Hospital de Braga. Este projeto inclui uma parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho para a realização de estudos que avaliem o impacte da intervenção do Doutor Palhaço junto da criança hospitalizada, seus familiares e profissionais de saúde.

COMO INVESTIR NO PROJETO “RIR É O MELHOR REMÉDIO”?

Acedendo ao site da BVS (www.bvs.org.pt) o investidor social pode comprar ações do projeto “Rir é o melhor remédio?”. Cada ação é cotada a 1€ e a aquisição mínima é de 10 ações sociais no valor de 10€. Confirmado o pagamento a ONV emite o respetivo recibo de donativo, que confere benefícios fiscais ao doador, de acordo com a Lei do Mecenato.

Ao registar-se na BVS, o investidor social passa a ter acesso, a qualquer momento, às prestações de contas e aos relatórios do processo de implementação do projeto de impacte social produzidos pela ONV e auditados pela Atitude. Os dados e informações dos investidores sociais recolhidos pelo site são tratados com a máxima confidencialidade, não sendo em momento algum comercializados, divulgados ou disponibilizados para terceiros.

leave a comment