“Podes não acreditar em Jesus, mas ele acredita em ti”.

Posted By: admin on Abr 18, 2012 in Testemunhos
pag13_bento_jmj-2011

Sou um jovem com 17 anos o meu percurso católico foi desde de sempre andar na catequese e frequentava a eucarística com a minha família. Nos primeiros anos era tudo muito engraçado mas com o passar dos anos fui crescendo e tendo as minhas dúvidas interrogando-me por dentro. Se eu nunca o vi como é que posso acreditar? Se ele é o meu verdadeiro amigo porque é que tenho problemas na minha vida? Até que cheguei ao meu último ano de catequese e ai ainda me encontrava muito revoltado. Para fazer o crisma era preciso muito e o que eu queria era fazer o crisma e como muitos diziam “nunca mais meter lá os pés”. Na verdade não foi isso que aconteceu, no próprio dia do crisma todos os jovens foram convidados a participar na Jornada Mundial da Juventude em Madrid no ano seguinte, e nesse mesmo momento senti que esse era o meu destino e mostrei um grande interesse em ir. Quando cheguei a casa a primeira coisa que disse à minha mãe foi “Mãe eu quero ir à Jornada!”, recordo-me como se fosse hoje.

Mas o melhor ainda estava para vir, passado uns meses depois de ser crismado fui convidado como todos os jovens a integrar um grupo de jovens. Eu pensei: “Porque não?” Não perdia nada, mas no início foi muito complicado pois quem me conhece sabe que o Gonçalo que sou hoje não era como o antigo, muito reservado e tímido, passava despercebido e pouco dizia e como era assim muito reservado pensei em desistir do grupo de jovens, mas senti uma voz que me dizia “fica Gonçalo fica”. Eu fui aparecendo e com o passar do tempo conheci Jesus através da alegria que os jovens me comunicavam.

Esse ano foi um ano de preparação para a Jornada Mundial da Juventude com catequese. Destaco em particular um retiro de Jovens, onde vivi 3 dias com muita alegria e muita fé, descobri Deus nos amigos, e senti Jesus na nossa união como grupo, saímos do retiro a dizer “SOMOS UM” e até hoje continuamos a dizer “SOMOS UM”.

Nesta altura já estava ansioso que chegasse Agosto, a jornada estava a chegar e no dia 15 “abalamos” todos rumo a Madrid e ai a graça de Deus entrou em mim e eu que era muito calado e reservado no início mostrei uma grande alegria dentro de mim, andava com um megafone a cantar pelas ruas de Madrid. Foi uma semana muito importante para a minha fé, senti que tínhamos uma igreja muito jovem.

Aprendi que não é preciso saber outras línguas para comunicarmos com pessoas dos outros países, ali falava-se a mesma língua, a palavra de Deus espalhada por todos os jovens, foi uma semana que me tocou profundamente pela alegria que vigorava e hoje ainda sonho estar no Rio de Janeiro em 2013 espero que Deus me dê essa graça. Hoje, por coincidência ou não estou a estagiar na Canção Nova e que bom poder estar aqui aprender com estes profissionais que me acolheram muito bem, pois aqui também se vive uma alegria de trabalharmos todos para o mesmo fim, sinto que somos uma família.

Queria desde já agradecer a todos os missionários e funcionários pela vossa disponibilidade e a Deus por ter sempre acreditado em mim e deixo uma mensagem para todos os Jovens como eu “Podes não acreditar em Jesus, mas ele acredita em ti”.

 

Gonçalo Reis

(Estudante do 12º ano do Centro de Estudos de Fátima.

Estagiário da Comunidade Canção Nova).

Discussion - 3 Comments

  • Shahir Abr 18, 2012 

    Parabéns pela teu tesmunho e pela tua perseverança!
    Que Deus te abençoe muito!
    Somos Um!

  • Leandro Carreira Abr 19, 2012 

    SEMPRE PODEROSO GONÇALO! SOMOS UM! E Deus estará sempre contigo, conosco, com todos nós! Ele nunca nos abandona! NUNCA! Deus Ama-te! Deus Ama-nos! Deus ama nos a todos! Somos UM <3!

  • Telma Abr 23, 2012 

    Gonçalo, parabéns pelo teu testemunho. Não é todos os dias que se vê um jovem da tua idade com a tua responsabilidade. Continua assim que vais longe. O céu é o limite. :))))

    TF

leave a comment