O Rosário

Posted By: admin on Out 13, 2011 in Formação
terco1

Falar do rosário é falar de oração. E o que significa oração? Oração é diálogo do ser humano com Deus, mas também é saber escutar Deus. Então o homem é chamado a ser orante.

Na Mensagem de Fátima, Nossa Senhora fez um pedido aos pastorinhos: “Quero que rezem o terço todos os dias.” E o terço como diz João Paulo II: “É a oração maravilhosa!”.

Na carta apostólica “Rosarium Virginis Mariae“, João Paulo II diz, “Eu mesmo não descurei ocasião para exortar à frequente recitação do rosário. Desde a minha juventude, esta oração teve um lugar importante na minha vida espiritual. O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto…o Rosário é a minha ora-ção predilecta na simplicidade e na profundidade.”

O Rosário durante muitos e muitos anos foi a oração do povo português, que na sua grande parte com ele aprendeu a rezar. Hoje vê-se um declínio na prática desta oração, deixou-se de rezar em família, e até mesmo em comunidade, talvez até por falta de conhecimento, de catequese ou mesmo formação, pois o rosário é a expressão de um amor sempre novo. Não são só repetições de uma mesma oração, ele tem um corpo e uma alma. A alma é a contemplação dos mistérios da vida de Cristo; o corpo é as orações vocais. O meu desejo é que retome novamente esta oração mariana, como um grande tesouro da nossa espiritualidade, que tem como finalidade nos aproximar de Cristo. O Rosário lança-nos no seguimento de Cristo, pra darmos frutos de Santidade.

Tantas e tantas vezes andamos a procura de novas orações ou até novas filosofias, para que aconteça algo de novo na nossa vida, e nos esquecemos de oração do Rosário. O nosso querido, Papa Bento XVI quando falava da beleza e da profundidade do rosário afirmava que “ o Rosário é a arma espiritual na luta contra o mal.” Esse é o segredo escondido na humildade da ora-ção do santo rosário.

Que cada um possa descobrir novamente a oração do rosário, que possa mergulhar na contemplação de cada mistério d’Aque-le que é a nossa paz, e que sempre que recite o rosário se sinta chamado a um compromisso de testemunho Mariano, e assim com Maria contribuir para a paz no mundo.

Que o Imaculado Coração de Maria seja sempre o refúgio de cada um de nós, e unidos ao seu coração retomemos a oração do Santo Rosário em família.

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco,

Joaquim Dias

Missionário da Canção Nova em Portugal

leave a comment