O nosso primeiro Sim!

Posted By: admin on Out 10, 2011 in Formação
vocacao

“A vocação da humanidade é manifestar a Imagem de Deus e ser transformada à Imagem do Filho único do Pai. Esta vocação reveste-se de uma forma pessoal, pois cada um é chamado a entrar na bem-aventurança divina. Mas diz também respeito ao conjunto da comunidade humana.” CIC  1877

Em latim, a palavra vocação significa “chamar”. Todos nós somos chamados por Deus, ou seja, todos nós temos uma vocação.

Somos chamados em primeiro lugar a amar, esse é o nosso primeiro chamamento. O amor que tudo crê, que tudo perdoa, que tudo suporta, um amor que não é invejoso, um amor que é prestável, que não se irrita, nem guarda ressentimento…

E em cada dia somos chamados a acolher e a exercitar esse dom que foi transformado num mandamento, o Amor.

Todo o Ser humano é vocacionado ao amor, doando-se de várias formas. Uns são chamados ao matrimónio, outros são chamados à vida religiosa. Mas independentemente do chamamento de cada um, todos têm uma mesma vocação o amor.

A vocação é sempre um desígnio de amor por parte de Deus, uma missão a cumprir e uma for-ma de vida correspondente. Esta vocação espera uma resposta livre e confiante de obediência da parte de cada um.

Sendo criado à imagem e semelhança de Deus, o Homem é chamado a comunicar-se com Ele, a amá-Lo, a encontrar-se com Ele, ou seja, a aprofundar-se no seu relacionamento com Ele, para que possa partilhar a sua vida na eternidade.

No Concílio Vaticano II, diz a Gaudium et spes, 19: “A razão mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Deus. Desde o começo da sua existência, o homem é convidado a dialogar com Deus; pois, se existe, é só porque, criado por Deus por amor, continua, por amor, a ser constantemente conservado; e também não pode viver plenamente segundo a verdade, se não conhecer livremente esse amor e se entregar ao seu criador. ”

Por tudo isto, todos nós somos chamados a viver em comunhão de amor com Deus, sendo por isso chamados à vida eterna, caminhando juntos para ela na Igreja saboreando-a dia após dia. Por isso convido-o a viver com intensidade a vocação primeira a que somos chamados: o amor.

Que Deus abençoe

Sandra Pinto

Missionária da Comunidade canção Nova em Portugal

leave a comment