No Natal o Presépio Somos Nós!

Posted By: admin on Dez 09, 2011 in Formação
presépio

O Evangelho diz: “Nasceu hoje na Cidade de David, para nós, o Salvador, que é Cristo Senhor” (Lucas 2, 11). A liturgia actualiza o que aconteceu no passado. Ela é um mistério e, infelizmente, nós católicos não temos entrado neste mistério. Assim como na Páscoa se renova a Ressurreição de Cristo, hoje nasceu o Salvador, nasceu para a sua vida, para a sua casa e para a sua família. Por pior que seja a sua situação, saiba: nasceu para si, para a sua casa, o Salvador, que é Nosso Senhor Jesus Cristo. Só falta que o acolha.
Jesus nasce para a sua vida. Então prepare o seu coração para que Ele, ao trazer a salvação, nasça em si, que é o presépio. O presépio é você! Acolha o Menino Jesus no seu coração, Ele compadece-se de si e a salvação acontece, porque você é o presépio. Ele não tem medo: Ele nasce no meio dos seus espinhos. Ele está aí para o salvar a si e à sua família. Talvez você tenha que pega-Lo no colo e apertá-Lo, porque os seus não O acolhem; mas Ele nasceu!
Deus ama-nos com um amor incondicional. Você é amado por Jesus, por isso Ele nasceu na situação em que cada um se encontra. Ele nasce para a sua vida miserável. Quanto mais miseráveis nós somos, tanto mais Ele nos ama. Ele nasceu em Belém e nasce hoje em cada um de nós.
Acredite: Cristo foi até à cruz por si, Ele já o libertou das suas misérias. Se você aceita o perdão e o amor d’Ele, o Senhor nasce em si. Saiba: José e Maria trazem a salvação ao seu coração, mesmo que o seu “berço” esteja sujo. Não se preocupe, não espere retirar os espinhos para receber o Menino Jesus. Receba-O como você se encontra. É Ele quem vai retirar os espinhos com a ajuda de Maria e José.
“O Menino que contemplamos no presépio é exigente. Mas é também compreensivo e paciente. Se formos dóceis à sua acção, Ele tomar-nos-á pela mão e acompanhar-nos-á: por isso, não devemos temer. Às vezes pode parecer muito difícil seguir os seus passos, mas se Ele caminha connosco, tudo se torna mais fácil e ameno. O Santo mártir Estêvão nos ajude a compreender esta verdade profunda e a pô-la em prática todos os dias” (Mensagem de João Paulo II, Angelus, 26 de Dezembro de 2001 – Festa Litúrgica de Santo Estêvão).
Um feliz e um santo Natal!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Discussion - One Comment

  • Infelizmente neste dia lindo muitos se preocupam em comprar roupa nova, pintar a casa, montar árvores de natal, comprar presentes e acabam esquecendo ou modificando o verdadeiro sentido do natal. Verdadeiramente concordo, o nosso CORAÇÃO é o presépio onde Cristo quer nascer. Precisamos fazer de nosso coração uma eterna manjedoura para acolher todos os dias o menino Deus.

leave a comment