Não perca tempo…

Posted By: admin on Mar 05, 2012 in Formação
stop

“Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” Hb 10, 24 .

Esta é a palavra com que o Santo Padre Papa Bento XVI inicia a sua mensagem sobre a quaresma. É preciso estar atento, àqueles que nos rodeiam, àqueles que Deus escolheu para estarem ao nosso lado, desde familiares, amigos, colegas de trabalho…

Não podemos ser indiferentes, e viver no nosso individualismo, mas sim precisamos doar-nos aos outros com um amor fraterno.

Nestes dias passei por uma situação que quero partilhar convosco. Encontrava-me a jantar com as minhas irmãs de comunidade e ao terminar levantei-me e comecei a ver tudo à roda, voltando-me a sentar, passado um tempo disse-lhes que ía para o meu quarto, pois não me estava a sentir muito bem. Só me lembro de chegar à porta da cozinha e acordar numa cama com as irmãs de comunidade a rezarem por mim com ar de grande preocupação. Eu fui abrindo os olhos e pensando “devo estar a ficar louca, vim para o meu quarto e nem me lembro de como cheguei…”, “Porque estão todas aqui à minha volta, o que se passa?”, entretanto comecei a reflectir, e vi que não me encontrava no meu quarto, e as irmãs contaram-me que eu tinha desmaiado e caído no chão e que elas me trouxeram para o quarto de hóspedes. Eu fiquei sem palavras perante tudo isto, e mais ainda perante a precupação de cada uma delas, pois não sabiam como agir, nem o que fazer, mas deram o seu melhor, tentando-me socorrer.

O que quero dizer com este acontecimento, é que precisamos estar preparados, e não podemos perder tempo para nos reconciliar com Deus, connosco e com os irmãos, pois poderá ser tarde demais!

Lembre-se que todos os dias são dias para amar e perdoar, não deixe de dizer “Eu amo-te”, pois nunca se sabe se daqui a segundos ou minutos poderá ou terá a oportunidade de o fazer.

Vivamos cada dia como se fosse o primeiro e o último das nossas vidas, buscando a cada momento a conversão, a reconciliação, o estar atento àqueles que estão à nossa volta. Como diz o ditado popular “Não deixe para amanhã aquilo que pode fazer hoje”, por isso não perca tempo e busque fazer o bem em prol do outro. Saia do comodismo, deixe de olhar só para si, para os seus problemas, saia desse egocentrismo, desse egoismo, desse individualismo, e olhe para o seu lado, para o seu irmão e busque amá-lo com toda a sua força e gratuitidade. Busque amar como Jesus amou e faça da sua vida uma doação uma oferta.

Aproveite esta quaresma para fazer um exame de consciência, e para amar! Lembre-se “Não é pesado é o meu irmão.”

Sandra Pinto

Missionária da Comunidade Canção Nova em Portugal

leave a comment