Namoro, onde pretendo chegar?

Posted By: admin on Fev 14, 2012 in Formação
images

Existem algumas palavras que se foram desactualizando ao longo do tempo até deixarem de existir. Temo que aconteça o mesmo com a palavra namoro, seria uma grande perda pela fecundidade, beleza e grandeza da mesma.

Quando morei na França buscava a tradução de namoro mas nunca encontrei, as palavras usadas eram: “mon copain”, meu companheiro; “mon petit ami” meu amiguinho, mas para definir namoro…

E como definir então? Pode dizer-se que é um estado de comprometimento entre duas pessoas que se amam, que buscam conhecer-se mutuamente, deixando de lado o egoísmo para ir ao encontro do outro, zelando pela fidelidade e crescimento mutuo enquanto casal. Se este tempo de namoro é de agrado dos dois e o amor entre eles tem-se revelado crescente, estes prosseguem para o passo do noivado e por sua vez este amor se consuma no matrimónio.

Antes de iniciar um namoro é muito importante saber onde se pretende chegar.

São tantas as perguntas, duvidas, receios… namorar por namorar, ou namorar rumo a um matrimónio, à construção de uma família?

É muito importante ter a coragem de parar para reflectir tudo isto, e quando paramos para reflectir damos lugar para Deus, falar, orientar, curar, formar e intervir. Ele vai revelando ao coração com clareza quais são os medos, os bloqueios, as defesas. Por exemplo a falta de uma referencia de matrimónio feliz, pais que se divorciaram, violência doméstica,…, possa criar defesas com relação ao matrimónio.

Se já tenho o entendimento de onde pretendo chegar, se reconheço que é o matrimónio, então o namoro será uma fonte de cura, onde com a revelação de Deus ao nosso coração, dessas barreiras poderei conscientemente optar por uma resposta de amor, confiança, cumplicidade, doação ao longo do relacionamento. Estas dificuldades ao longo do caminho vão perdendo as forças dentro de nos, na medida em que vamos sendo curados.

É lindo trilhar este caminho em que os dois vão se deparando com este desafio de crescimento mutuo pessoal e como casal, e com a graça de Deus escrevendo assim a sua história juntos, uma história de felicidade conquistada.

Oxalá que o significado desta palavra namoro não se perca!

Oxalá tenhas a coragem de te questionar de onde queres chegar!

Oxalá dês lugar a Deus revelar, agir e agraciar a tua história!

Com tudo isto como casal celebrarão da alegria da cumplicidade, na escrita da vossa história de amor.

Feliz dia dos namorados

Deus te abençoe

Célia Dias

Missionária da Comunidade Canção Nova em Portugal

leave a comment