Missão Canção Nova, na Terra Santa

Posted By: admin on Set 24, 2012 in Formação
Terra-Santa-1

A missão da Canção Nova na Terra Santa iniciou-se em 19 de Março de 2005. Nos primeiros 3 anos os membros da comunidade dedicavam-se à produção de matérias jornalísticas e programas sobre peregrinações. Conjuntamente a isto dedicavam-se a conhecer melhor o ambiente da Terra Santa e a Igreja local com as suas peculiaridades de ritos e línguas diversas. Muitos dos programas produzidos contribuíam para a promoção de Instituições e congregações presentes em Jerusalém. Todo o conteúdo produzido era em língua portuguesa que era utilizado na TV Canção Nova no Brasil e em Portugal.

Em Janeiro de 2008, a Canção Nova assumiu uma parceria com a Custódia Franciscana da Terra Santa e juntos deram inicio ao Franciscan Media Center, um centro multimédia com o objetivo de divulgar a Terra Santa e os lugares santos. Por meio desta parceria tornou-se possível a cobertura da visita do Papa à Terra Santa, a produção de um DVD, transmissões ao vivo e produção de diversos programas com conteúdo bíblico. O apoio da Canção Nova era na área técnica, filmagem, edição de vídeos e etc. Com o passar do tempo e o aumento da necessidade de produções para a TV Canção Nova, foi modificada a forma de colaboração da Canção Nova com a Custódia, mas a parceria mantém-se até hoje.

Atualmente a Canção Nova na Terra Santa, é formada por 7 missionários que se distribuem nas diversas atividades da missão, prepara programas televisivos temáticos sobre a Terra Santa e a cultura local, peças jornalísticas e algumas transmissões em direto. O nosso objetivo é explicar as realidades dos lugares santos e aspetos particulares da Bíblia, que contribuam para uma melhor compreensão da Sagrada Escritura. Por exemplo: é muito diferente escutar a parábola do semeador e escutá-la vendo ao mesmo tempo a realidade do solo, da forma que semeavam no tempo de Jesus, onde semeavam, e assim poder compreender com mais profundidade as palavras de Nosso Senhor.

Nos últimos dois anos foram iniciados os encontros de Pentecostes em Jerusalém promovidos pela Canção Nova e a Obra de Maria. Este ano contamos com a participação de mais de 500 pessoas, sendo assim um grande testemunho e incentivo para os cristãos da Terra Santa. Nos últimos anos tem aumentado muito o número de peregrinos de língua portuguesa tanto do Brasil como de Portugal.

Como até ao momento não possuíamos nenhuma atividade com os cristãos da Terra Santa, em 2013 estaremos a dar inicio a um novo trabalho na cidade de Nazaré, bem próximo da Basílica da Anunciação, a casa de Maria, local onde o anjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a mãe de Jesus, que será de uma evangelização mais próxima, contribuindo para a formação dos cristãos locais.

Padre António Xavier

Responsável da Casa de Missão da Terra Santa

leave a comment