Mensagem de Fátima: resumo do Evangelho.

Posted By: admin on Mai 11, 2012 in Formação
20101013225550_D0064009

A Mensagem de Fátima é, na sua essência, um resumo do Evangelho dito pelo Coração Maternal de Maria.

Não temais”. (Lc. 2,10). Não tenhais medo. Esta foi a primeira exortação de Nª. Sª. aos pastorinhos. O Evangelho é uma mensagem de libertação de todos os medos. Sempre os mensageiros do céu trouxeram à humanidade uma palavra de ânimo, conforto e consolação. Quantas pessoas receberam em Fátima essa mensagem: voltaram para casa “por outros caminhos”, caminhos de vida nova marcada pela confiança em Deus.

Convertei-vos e acreditai na Boa Nova” (Mc.1,15). A mensagem da Senhora, mais brilhante que o sol, é um apelo à conversão e à fé. Esse apelo que ressoa desde há dois mil anos no coração dos crentes foi acolhido e perfeitamente entendido pelas três crianças: Lúcia, Jacinta e Francisco. E a prova que acolheram e entenderam esse apelo da Mãe do Céu é que a suas vidas mudaram radicalmente. Aquelas crianças passaram a viver numa atitude de aliança com Deus de uma maneira permanente: ora isto é a verdadeira atitude de fé.

Esta espécie de demónios não pode ser expulsa de modo nenhum, a não ser pela oração” . (Mc. 9,29). Nossa Senhora em todas as aparições pediu aos pastorinhos que rezassem e rezassem muito. Orar é unir-se a Deus. As três crianças ficaram marcadas pelo poder e necessidade de oração. Eles sabiam que só pela oração se conseguiria a paz e a conversão dos pecadores. Eles compreenderam a grande lição do Evangelho de que há certos tipos de “demónios” que só se expulsam pelo poder da oração, por isso rezavam continuamente.

Ficai aqui e vigiai comigo”. (Mt. 26,38). Jesus na sua agonia pediu que os seus amigos orassem com Ele pois estava numa tristeza de morte. Os pastorinhos compreenderam de uma maneira única o Mistério da Paixão de Jesus e por isso souberam estar numa continua Vigília de Oração para “consolar” Nosso Senhor. Faziam-no com a sua oração mas sobretudo com as atitudes das suas vidas. Viveram, numa profunda comunhão Com Jesus, o Mistério da Cooperação na Salvação da humanidade, oferecendo as suas vidas em oblação.

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes, e as revelaste aos pequeninos”. (Mt. 11, 25). A mensagem de Fátima ao longo destes 95 anos só foi entendida, vivida , difundida e amada pelos simples e “pequeninos”. Só com um coração como o das crianças (verdadeiro, humilde, puro e simples) se é capaz de compreender toda a profundidade da mensagem de Fátima. Os corações soberbos e autossuficientes não são capazes de entender a linguagem e o alcance da mensagem de Fátima. Ao longo de toda a história da Salvação Deus sempre se revelou aos humildes e simples. Deus sempre escolheu o que é fraco e escondido aos olhos do mundo para confundir o mesmo mundo.

Fazei o que Ele vos disser”. (Jo. 2,5). Maria aparece em Fátima para dizer a três pequenos “serventes” para fazerem tudo o que Jesus lhes dissesse. Os pastorinhos foram exímios realizadores de tudo quanto Jesus lhes pediu através de Maria. Podemos dizer que Fátima é o local das “Núpcias” de Deus com a humanidade em que Maria renova, na Cova da Iria, o mesmo convite: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. Em Fátima tem sido servido o bom vinho onde, todos quantos queiram, podem beber das “Fontes da Salvação” e saciarem as suas sedes.

Padre José Granja

Diocese de Braga

Discussion - One Comment

  • antoniocostaneiva Mai 11, 2012 

    Muito bonito. É sempre bom recordar – e melhor ainda – divulgar a verdade, a beleza e o bem. Disto, quanto mais melhor.

leave a comment