Maria Caminho de fé e doação

Posted By: admin on Out 12, 2012 in Formação
304625_333794533376423_214426995_n

Neste ano Pastoral e Litúrgico, o Santuário de Fátima, centrou a sua atenção na mensagem da primeira Aparição de Nossa Senhora, onde Ela perguntou aos pastorinhos: “Quereis oferecer-vos a Deus?”, uma questão que de forma especial também colocou- nos a cada um de nós, e que neste ano pudemos ao longo das Peregrinações de Maio a Outubro ir amadurecendo em nosso coração, seguindo o caminho que nos foi proposto pelos temas da cada peregrinação.

Em Maio, o ponto de partida da nossa peregrinação pessoal foi seguir o exemplo de Maria: “ Eis a serva do Senhor”. Maria é exemplo, mas também ponte para cada um de nós encontrar a felicidade, e por isso “ Feliz o homem que teme o Senhor”, tema proposto na Peregrinação de Agosto. Nesta caminhada , chegamos a Outubro, onde agora nos é proposto” “Recebeste de Graça, dai de graça”. Uma proposta que tomo hoje como um grande compromisso que cada um de nós precisa assumir na nossa vida.

Pensando nas grandes dificuldades que hoje se vive por toda a Europa, e por todo este povo mariano que busca em Maria o socorro nas suas aflições, apenas encontro dois caminhos. Em primeiro lugar, cada um de nós “dar” àqueles que mais precisam. Claro, que de acordo com as possibilidades de cada um, seja num cuidar do outro, seja na doação daquilo que você já não precisa. Por outro lado, cada um de nós precisa seguir o exemplo que nos trás o apostolo Pedro : “ Sabei que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, recebido por tradição dos vossos pais, não a preço de coisas corruptíveis, prata ou ouro, mas pelo sangue precioso de Cristo, como de um cordeiro imaculado e sem defeito algum” ( 1 Ped 1, 18-19).

Por fim, não posso deixar de vos falar da mensagem de Papa Bento XVI, na abertura do Ano da Fé, que nos fazia um convite a “reavivar em toda a Igreja aquela tensão positiva, aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo, ao homem contemporâneo.”

Que cada um possa reavivar em seu coração esse novo ardor, e que procure neste ano da Fé ser testemunho da presença de Cristo na sua vida. Uma presença de obras, uma presença de alento, mas principalmente um presente de Amor e respeito ao próximo, fazendo reavivar de forma especial valores já tanto esquecidos dos seios da família, e que nos fez chegar aos tempos que hoje vivemos.

Que Maria, seja para nós a estrela que ilumina o caminho que nos conduz até Deus.

Sandra Dias

Missionária da Comunidade Canção Nova em Portugal

leave a comment