Escola de Santidade

Posted By: admin on Set 07, 2011 in Formação
beb--_livros[1]

Estamos no mês de Setembro, época onde se inicia mais um ano lectivo. Em cada lar se vive um tempo atarefado de preparação para esse novo ano de educação, e preparação daqueles que serão os homens e mulheres do amanhã. É a preocupação com os livros, com as pastas, enfim com o material necessário para que nada lhes falte…mas será que não esquecemos de nada?!

Que homens e mulheres querem ter no futuro?

Hoje no mundo moderno que temos, tão cheio de ciência e tecnologia sofisticada, mas tão pobre em sabedoria onde os valores morais muitas vezes são invertidos. Onde o egoísmo, o materialismo e as vaidades tantas vezes reinam nas escolas e se esquecem valores como a Santidade.

Este valor tão grande e que começa nas nossas atitudes diárias, nas palavras que usámos, nos gestos, no amor, na humildade, no serviço que prestamos a Deus, e ao próximo. Algo tão simples que podemos realizar e que nos trás tão grande riqueza.

João Paulo II, na homilia de beatificação dos Pastorinhos dizia, “Pedi aos vossos pais e educadores que vos metam na «escola» de Nossa Senhora, para que Ela vos ensine a ser como os pastorinhos, que procuravam fazer tudo o que lhes pedia”. Que exemplo lindo, estas três crianças nos deram, e que serve para todos nós.

Cada educador deve-se empenhar em trazer para fora o melhor de cada criança. Fazer brotar nela aquele dom especial com que Deus a abençoou, e fazer assim renascer uma nova humanidade. Assim, pais e professores assumem uma grande missão – ser escultores de Deus, ensinando a respeitar tudo e todos e acima de tudo aprender a respeitar-se a si próprio, tornando o mundo mais cheio de felicidade, isto é …Ser santo!

Na carta aos Efésios, capitulo 1, 3-4, diz “ Bendito seja o Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que no alto do Céu, nos abençoou com toda a espécie de bênçãos espirituais em Cristo. Foi assim que Ele nos escolheu em Cristo, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis na sua presença, no amor.”, que possamos reflectir no que é essencial para o crescimento de cada criança e assim por em prática esta promessa de Deus.

Resta pedir que o Senhor escute a oração de cada educador e assim tornar-mo-nos Santos e irrepreensíveis no Amor de Deus.

Joaquim Dias

Missionário da Comunidade Canção Nova em Fátima

leave a comment