Como viver as férias…

Posted By: admin on Jul 08, 2011 in Formação
ocio

Nos tempos que decorrem, que férias eu posso realizar? Estamos em tempos de crise, é necessário pensar bem para que isso não se torne num cansaço e um problema.

Claro que todos precisam de um tempo de descanso, depois de um ano de trabalho. O corpo, e a mente precisam de recuperar, para poder enfrentar os desafios durante mais uma jornada.

Mas, muita vezes as famílias fazem também férias de Deus, isto é, deixam de participar da Eucaristia, de rezar e até de praticar a caridade. Assim como necessitamos de alimentar o nosso corpo, necessitamos igualmente de alimentar a nossa alma, que acontece em cada Eucaristia que participamos. Devemos assim nos empenhar, para que neste tempo de férias e em família, busquemos esse encontro dominical com o Senhor.

João Paulo II, na carta as famílias diz-nos “ o evangelho do Amor é a fonte inexaurível de tudo de quanto se nutre a família humana como comunhão de pessoas. No Amor, encontra apoio e sentido definitivo todo o processo educativo, como fruto maduro da recíproca doação dos pais.”

A assídua e confiante fidelidade na Eucaristia, na oração e na caridade, encontramos a força espiritual que está naquele que “amou até ao fim” ( Jo 13,1).

Que nestas Férias cada um de nós possa fazer uma experiência com Deus. Que descubra a sua verdadeira identidade, à volta de Jesus Cristo e da sua mensagem e assim empenharmo-nos na vocação universal que é a santidade. Que cada um de nós possa ser, o azeite, o pavio, e a luz do sacrário vivo, e que cada um possa fazer do tempo de férias, um tempo de acolhimento, na oração e na caridade.

O meu desejo neste tempo de férias é que Deus transforme as trevas em luz, o ódio em amor, e a guerra em paz, e que a Virgem Maria abra as portas do céu para cada um de nós, e através das suas mãos possamos testemunhar o seu filho, Jesus Cristo.

Queridos irmãos e irmãs, que sejam estes os compromissos de testemunhar o filho de Deus. Que a Trindade Santíssima ajude cada um de nós a caminhar, e a aprofundar a própria missão, mediante a escuta da palavra de Deus, e que seja guardada em nosso coração. Que nos afaste de todas as insidias e perigos do nosso dia-a-dia e siga-mos pelo caminho que é verdade e vida, isto é, Jesus.

 

Umas boas e Santas Férias!

Joaquim Dias

Missionário da Comunidade Canção Nova em Portugal

leave a comment