“Comer para viver ou Viver para comer?”

Posted By: admin on Nov 08, 2013 in Formação
Alimentação-Saudável

roda_dos_alimentosO ser humano é uma máquina que como qualquer outra, necessita de energia para desenvolver as mais diversas atividades, trabalhar, praticar desporto, andar falar, dormir, etc.

É principalmente através da alimentação que conseguimos obter a energia de que precisamos. O trocadilho “comer para viver ou viver para comer?” constitui, para o ser humano um verdadeiro dilema ao qual não sabem dar uma resposta. Então eu posso dar uma ajuda, saber comer, saber comprar e conhecer bem os alimentos e como cozinhá-los. A cozinha mediterrânica é uma das mais saudáveis que temos. Precisamos procurar ter conhecimento sobre a mesma.

Aprender a comer é sem dúvida uma tarefa difícil e talvez ousada, mas não impossível, já o trocadilho nos diz, “prove de tudo e esqueça-se de repetir algumas coisas!

Para garantir uma alimentação saudável é necessário saber escolher os alimentos mais adequados. De realçar que alterar os hábitos alimentares nem sempre é equivalente a reduzir a quantidade de alimentos que se ingere diariamente. Uma seleção equilibrada pode ser a solução para isso, há que procurar informação e colocá-la em prática.

Uma boa seleção dos melhores alimentos é decisiva para o sucesso de uma vida saudável.

Alguns alimentos que eu aconselho (maçã vermelha, manga, ananás, melão, kiwi, laranja e o seu sumo, cenoura, queijo fresco magro, chá de preferência verde, brócolos, couve de horto, tomate, alface, tremoço, favas, cogumelos, espargos, peito de perú e outras aves velhas. Evitar o mais possível de carnes vermelhas, de gorduras saturadas e a Fast Food. Utilize mais o azeite e menos óleos e margarinas, aprenda a comer mais peixe (grelhado ou cozido e peixes magros), reduza o sal e dê sabor aos alimentos com ervas aromáticas use e abuse da água.

Alimente-se com peso e medida, uma alimentação saudável pode ser resumida em três palavras:  variedade, moderação e equilíbrio. Pense nisto e poderá evitar muitas doenças .

Haveria muito mais para dizer, mas isto é a penas um conselho.

Saúde e muitos abraços,

934082_10200959306283010_1284584113_n

Licínio Pinto

Gerente de restauração e Chefe de Cozinha

leave a comment