Com São Paulo, a caminho da pátria celeste

Posted By: admin on Jan 29, 2014 in Formação
basilica-s.-paulo-roma

 

 “Tomai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus”. (Efésios 6, 16-17)

Ao longo das várias Cartas que nos deixou, São Paulo traçou o itinerário que nos conduz à pátria celeste, onde Jesus já nos preparou um lugar. São Paulo mostra-nos com a sua vida que é possível entrar na casa do Pai. Como verdadeiro discípulo de Jesus, alerta-nos para a caminhada que não será fácil, para o combate que será duro, todavia, ensina-nos todas as estratégias para lá chegar: o amor a Deus, a verdade, a justiça, a prontidão em anunciar o Evangelho, a fé, a Palavra de Deus e a oração constante.

O discípulo é aquele que se põe ao dispor de Deus, é aquele que fala do Reino com desassombro, é aquele que nunca deixa de orar e mesmo quando as palavras se esgotam deixa o Espírito orar por si e em si. “É pela oração que a alma se arma para toda a espécie de combate. E, seja qual for o estado em que ela se encontre, é necessário que ore. Deve rezar mesmo a alma pura e bela, porque de outra forma perderia a sua beleza; que ore também a que anseia por essa pureza, pois que doutro modo não a atingiria; e a recém-convertida, para que não caia novamente; a alma pecadora, atolada em pecados, para que enfim se possa levantar. Não há uma só alma que não esteja obrigada a rezar, pois é pela oração que cada uma das graças lhe advém.” (Diário Santa Faustina, parágrafo 146, pág. 61).

Vivemos o Ano da Fé, a convite do Papa Emérito Bento XVI, mas a nossa fé não se confina a um ano, mas a uma vida. Reavivámos a nossa fé, podemos agora ser mais fortes e vivê-la mais no concreto da vida, como nos exorta a cada dia o Papa Francisco.

A exemplo de Paulo possamos dizer no fim da nossa passagem por este mundo “combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”. (2ª Timóteo 4, 7)

294609_277696818929688_1068710455_n

Paula Ferraz

Missionária da Comunidade canção Nova

 

leave a comment