Ano da Vida Consagrada

Posted By: Tisuporte on Jan 06, 2015 in Formação
batismo-frame

Neste novo ano que teve o seu início há poucos dias, gostaria de reflectir convosco o grande desafio que foi lançado pelo Papa Francisco, neste ano da vida consagrada, que se iniciou no passado dia 30 de Novembro, e terminará a 2 de Fevereiro de 2016.
Queria começar com a palavra do Senhor, “ Não fostes vós que Me escolhestes, fui Eu que vos escolhi”(Jo 15,16). É Cristo, que nos chama, é Ele que toma a iniciativa, que nos convida a segui-Lo, isto é para todos os baptizados, por isso, este ano da vida consagrada é para todos.
São João Paulo II, na exortação apostólica, pós sinodal sobre a vida consagrada, escreveu: “Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai o futuro, para o qual vos projecta o Espírito a fim de realizar convosco ainda grandes coisas. Fazei da vossa vida uma ardente expectativa de Cristo, indo ao encontro d’Ele como virgens prudentes que vão ao encontro do Esposo. Permanecei sempre disponíveis, fiéis a Cristo, à Igreja, ao vosso Instituto e ao homem do nosso tempo. Deste modo, sereis renovados por Ele, dia após dia, para construir com o seu Espírito comunidades fraternas, para com Ele lavar os pés aos pobres e dar a vossa insubstituível contribuição para a transfiguração do mundo.
Ao compreendermos e colocarmos em prática o que S. João Paulo II disse atrevo-me a dizer que é o segredo da nossa felicidade. Só vivendo com esta coerência, com uma autenticidade, é que a nossa consagração tem sentido. Somos convidados a sair do cómodo das rotinas, das nossas razões, dos nossos apegos. É preciso viver ao serviço da Igreja, ser testemunho no mundo, apresentar o reino de Deus e anunciar a Sua Misericórdia.
Neste ano, que cada família viva a consagração e seja instrumento de paz, uns para com os outros, cultivem o encontro da família com Jesus, com a Sua palavra. Que exercite a caridade, o perdão, o amor, abra estradas de esperança, tenham coragem de serem sinal do Espirito Santo, ser fermento numa sociedade que precisa despertar urgentemente, e este ano Deus conta com cada um mediante o estado de vida em que nos encontramos para que não nos fechemos em nós mesmos ou dentro das nossas comunidades. À muito que a Igreja nos convida a sair de nós mesmos, e mais uma vez, Deus inspira a Igreja, na pessoa do nosso querido Papa Francisco, para que possamos crescer na nossa vida… ir mais além, como está na carta apostólica do Papa Francisco: “Espero ainda de vós o mesmo que peço a todos os membros da Igreja: sair de si mesmo para ir às periferias existenciais. «Ide pelo mundo inteiro» foi a última palavra que Jesus dirigiu aos seus e que continua hoje a dirigir a todos nós (cf. Mc 16, 15). A humanidade inteira aguarda: pessoas que perderam toda a esperança, famílias em dificuldade, crianças abandonadas, jovens a quem está vedado qualquer futuro, doentes e idosos abandonados, ricos saciados de bens mas com o vazio no coração, homens e mulheres à procura do sentido da vida, sedentos do divino…
Não vos fecheis em vós mesmos, não vos deixeis asfixiar por pequenas brigas de casa, não fiqueis prisioneiros dos vossos problemas. Estes resolver-se-ão se sairdes para ajudar os outros a resolverem os seus problemas, anunciando-lhes a Boa Nova. Encontrareis a vida dando a vida, a esperança dando esperança, o amor amando.
Diante disto, que o Santo Padre pede, acredito que este ano será um ano de gestos concretos, de experiencias de vida, mas também de inquietudes, passos de docilidade.
Que seja um ano de graça, um tempo novo na nossa vida.
Encerro esta reflexão com as palavras do Papa Francisco: ” A Maria, Virgem da escuta e da contemplação, primeira discípula do seu amado Filho, confio este Ano da Vida Consagrada. Para Ela, filha predilecta do Pai e revestida de todos os dons da graça, olhamos como modelo insuperável de seguimento no amor a Deus e no serviço do próximo.
Agradecido desde já, com todos vós, pelos dons de graça e de luz com que o Senhor quiser enriquecer-nos, acompanho-vos a todos com a Bênção Apostólica.” (Papa Francisco)

317882_365483183543344_716272149_n-150x150

Joaquim Dias Missionário da Comunidade Canção Nova de Portugal

leave a comment