A Chave que abre o nosso coração à Misericórdia Divina

Posted By: admin on Abr 11, 2012 in Formação
cora e chave

Deus que é Rico em Misericórdia quer envolver com o Seu Coração, cheio de amor, a nossa miséria de forma a transformá-la em alegria. Quer transformar cada pessoa numa nova criatura. Para que isto aconteça é necessário utilizar uma chave que abra os dois corações; o de Deus e o nosso. Sem esta chave não é possível acontecer esta transformação.

Quando falamos de transformação, entende-se que esta é constante na nossa vida. O nosso organismo está em contínua renovação (transformação). É sabido que o nosso organismo não se renova sem ser alimentado do contrário morreria. Isto significa que para sermos transformados e renovados pelo nosso Deus Misericordioso precisamos de alimento. Este alimento é o próprio Deus quem o providencia. A chave que abre os corações para a Misericórdia de Deus e transforma cada criatura é a confiança.

Para eu confiar preciso conhecer. Neste caso conhecer a Deus. Conhecemos a Deus a partir de um encontro pessoal com Cristo que cada ser humano é chamado a fazer. Isto é possível a partir da Sagrada Escritura, da Tradição da Igreja e dos Sinais dos Tempos. Em geral ninguém come um alimento sem confeccioná-lo, por melhor que seja este alimento. Depois de termos o nosso coração aberto com a chave da confiança temos condições de identificar e confeccionar o alimento que Deus proporciona ao longo do nosso caminho. Este alimento está na Sagrada Escritura, na Tradição da Igreja e nos sinais dos tempos.

Existiram pessoas na história da Igreja que testemunharam a experiência de usar a chave da confiança de forma a possibilitar que Deus lhes concedesse a sua Misericórdia. Como por exemplo Sta. Faustina, que fez a experiência deste encontro com Cristo experimentando a alegria de usar a chave da confiança. Ela alimenta a sua fé da Palavra de Deus, da Tradição da Igreja sem se esquecer do contexto onde estava inserida. Como já disse, na Palavra de Deus encontramos o alimento para a nossa fé.

No Evangelho de São Lucas é apresentada a face misericordiosa de Deus. Jesus acolhe os publicanos e os pecadores que estavam sedentos de ouvir o ensinamento de Jesus. Jesus sendo Filho veio revelar a face misericordiosa de Deus. No Evangelho de São Lucas encontramos as três parábolas da misericórdia: da ovelha perdida, da moeda e do filho pródigo. Estas parábolas evidenciam o coração misericordioso de Deus que só precisa de uma chave para estar em sintonia com o nosso coração. Quem tem o “poder” de usar esta chave somos nós.

Com a sua vinda, Jesus revela-nos que Deus é Misericórdia e que nos criou para si, para Seu amor. É no encontro de amor com Deus, e só aí, que o ser humano poderá encontrar o verdadeiro sentindo da sua existência, o alimento para a sua vida. Não tenha medo de usar a chave da confiança, use-a para abrir o seu coração, a uma experiência da misericórdia de Deus. Este Deus que vai à procura, movido pelo seu coração misericordioso, que nunca se cansa em procurar, encontra-se com o pecador.

A misericórdia divina envolve todos os homens. O ser humano, às vezes sem saber, está em contínua busca da verdade. Deus que é misericórdia é também verdade. Ao fazermos a experiência da misericórdia de Deus na nossa vida, experimentamos também a verdade, porque Ele é a “Verdade e a Vida”.

Depois de já termos utilizado a chave da confiança e também identificado o alimento, vamos necessitar de sabedoria para “confeccionar o alimento”, para que fortalecidos pelo alimento, que vem de Deus, ser profetas da misericórdia e da verdade de Deus. Jesus que se oferece a nós, Ele próprio como alimento, tem gestos que mostram a misericórdia como algo dinâmico.

Nesta dinâmica, nós não só somos meros receptores da misericórdia mas somos desafiados e motivados a sermos também nós portadores e impulsionadores da misericórdia através da atitude de acolhimento e oportunidade de convivência com as pessoas a fazer a experiência da misericórdia. Que o Senhor Jesus presente na Eucarístia nos dê a graça de experimentarmos a dinâmica da misericórdia na nossa vida. Que no nosso quotidiano sejamos portadores da misericórdia.

Padre Jovanete MIC

leave a comment