A Alegria de ser Pai

Posted By: admin on Mar 19, 2014 in Formação
prendas-low-cost-dia-pai

A tradição da Igreja Católica diz-nos que, no dia 19 de Março, celebra-se o dia de São José, esposo de Maria. São José foi um pai adoptivo de Cristo, mas Deus escolheu-o porque ele era o modelo ideal para ser pai. Era um homem honesto, trabalhador, digno, carinhoso mas sobretudo tinha confiança em Deus. Tanto que assumiu a situação mesmo antes de compreendê-la realmente, porque tinha por Maria muito amor, respeito e sentimento de protecção.

É neste exemplo que eu hoje me esforço para ser um bom pai, assim como São José o foi.  missão que Deus hoje me coloca em primeiro lugar como pai é de educar o meu filho.

Rapidamente surge a pergunta. Em tempos que correm como vais fazer isso?

Hoje mais do que nunca os nossos filhos precisam de ser conquistados por nós pais. Precisamos de ser educadores, precisamos de travar a perda dos valores morais e cristãos que são desviados por este mundo tão descristianizado. Mas para conquistar um filho, precisamos de gestos e atitudes, precisamos de ser imagem de Deus, e é nessa imagem que mostramos aquilo que somos aos nossos filhos. “Quem honra o seu pai achará a alegria nos seus filhos, será ouvido no dia da oração” (Eclo 3,5-6).

Não nos podemos esquecer que é preciso brincar, jogar à bola, correr, andar de bicicleta, fazer jogos com eles…, fazendo perceber sobretudo que existe um pai que brinca, que está ali e que o apoia em todos os momentos, mas por outro lado também é uma autoridade quando necessário. Repito mais uma vez que o que precisamos de fazer é conquistar o nosso filho. Eu pessoalmente quando corrijo o meu filho, procuro sempre explicar-lhe naquele momento o porquê do meu gesto, o porquê de o estar a corrigir. E acreditem que explicar isto a uma criança de 2 anos é um desafio! Mas mais tarde estou disposto logo a abrir os braços para o acolher no momento em que ele mais precisar. É assim que vou vivendo este desafio, de em primeiro lugar conquistar sempre o coração dele. Daqui por um tempo irá ainda entender melhor o quanto foi respeitado enquanto criança e aí certamente será mais fácil de lhe dar mais educação.

Ser pai é dádiva Divina, e um grande teólogo dos tempos actuais diz-nos que “um pai de coração nunca é inferior a um pai natural, pois Deus é Pai e Jesus o chamou de Pai, Pai Nosso…

Caso seja um filho que nunca tenha sentido o verdadeiro amor de pai, lembre-se que existe sempre um “Pai Nosso“ que é Deus, um “ Pai Nosso “ que o próprio Jesus nos dá.

A “vingança do cristão é o perdão”. (tente entender o seu passado, pois os nossos pais nem sempre foram culpados. )

Oração das famílias

“ …Abençoa Senhor as famílias ámen

Abençoa Senhor a minha também…

525902_300170660063862_1054287990_n

Paulo Serapicos

Colaborador da Comunidade Canção Nova

leave a comment